top of page

Preventiva Jurídica para os processos da Indústria Alimentícia – Armazenagem e Estoque.


Conforme dados da ABIA (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação) o setor teve faturamento de R$ 562 bilhões em 2015, correspondendo a 9,5% do PIB brasileiro.

Trata-se de um setor que produz sob rígidas normas específicas de controle, com significativa parte de seus recursos destinados a desenvolver e manter processos eficazes e profissionais treinados, para que todas as exigências sejam atendidas com exatidão.

Em números de 2014, o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) informa que dos 40,7 mil estabelecimentos, 0,8% são grandes empresas; 3,0% são médias empresas, 10,5% são pequenas empresas e 85,6% são microempresas.

Alguns dos aspectos de controle que têm se configurado um desafio constante para essas empresas no atendimento da legislação pertinente, citamos a Resolução CNNPA nº 33, de 9 de novembro de 1977 e atualizações, tem sido:

-Controle de armazenagem e estoque;

-Controle de qualidade;

-Atendimento às normas específicas

Hoje a maior parte das empresas de médio e pequeno porte e até mesmo as microempresas possuem seus sistemas de ERP, que auxiliam a gestão, integrando suas áreas e facultando um melhor controle burocrático de seus laudos, etiquetas nutricionais, especificações de produto e uma série de outros requisitos documentais. Este tipo de sistema costuma contar com módulo para uma gestão com a parametrização de processos, incluindo estoques.

No entanto, por se tratar de um setor com uma ampla responsabilidade pela vigilância, com preocupações que vão do Código de Defesa do Consumidor à necessária redução de perdas e desperdícios de alimentos, assunto que está na pauta do Brasil em atendimento à FAO/ONU, se faz cada vez mais essencial contar com uma área jurídica que acompanhe o seu ciclo de produção. Administradores, engenheiros e gestores podem, e devem ser amparados por profissionais do Direito que atuam na área de Preventiva Jurídica, com ações para identificar falhas ou características em seus processos, de forma a garantir a qualidade de seus produtos, a satisfação do mercado e também a redução de seus custos e melhoria dos próprios processos, levando, inclusive, ao correto treinamento dos seus funcionários.

A Garcia Filho Advogados Associados acredita que, especialmente as empresas de médio porte a micro, operam com vulnerabilidade, pelo conhecimento insuficiente da prática preventiva.

Cynthia Hóss

Advogada , Gestora Executiva do

Escritório Garcia Filho Advogados Associados.

Atuante há 15 anos na área trabalhista

Especialista em Direito Empresarial pela faculdade FGV

Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
Siga
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page